domingo, 20 de abril de 2014

Cosméticos para o Cabelo 6 - O que uso, usei ou usarei

Como falei, meu critério hoje para escolher cosméticos capilares é que ele não retire pigmento e não tenha queratina, exceto na reconstrução. Vale salientar que os produtos para cabelos coloridos contém ativos que já protegem os cabelos cacheados.

Quem faz cronograma capilar deve observar especialmente a presença de queratina nos produtos, porque a cada 48h você pode estar depositando esse ativo nos fios, que pode levar aos mesmos resultados que eu. Ainda mais se tiver os fios finos, meu caso. Bom que tem solução para o excesso de queratina.

No geral, a minha lista é formada de coisas BBB. Cada um com o seu, mas não vou investir de 10-30% de um salário mínimo em um único produto para cabelo, quando produtos bem mais baratos cumprem e muito bem o mesmo propósito ou até melhor. Pegue, por exemplo, a composição das máscaras da Loreal, que muitas vezes não tem um único óleo em sua composição.

Também não abracei o método Deva. Prefiro usar shampoo, só que dos menos agressivos, sem sulfato e sal. Portanto, não reclamem que uso produtos com parafina, parabenos, óleo mineral, etc. Para meu cabelo, o que uso funciona.

Mas, vamos lá!

O caso Absolut Repair






Pensei muito se colocava essa máscara aqui ou não. Como falei, usei ela no salão que frequento e não gostei do resultado. Como se sabe, não há salão que faça tratamento capilar e não ofereça uma escova junto. Esse é o terceiro tratamento que já fiz em meus 22 anos de cuidados capilares que deixou meu cabelo aspero ao toque, só perdendo para o Neutrox (1º lugar), os produtos DOVE (2º lugar). No 4º lugar ainda tem a máscara Dry Hair nutrição e força da Amend (com as ressalvas abaixo).

Sabe quando o cabelo tá poroso ou quebrado que você passa a mão e sente as escamas levantadas. Pois é. Resultado bem difernete da ampola powerdose color, por exemplo.

Vejo blogs e blogs e mais blogs elogiando as bondades dessa máscara, mas vejam que a composição não é rica em ativos nutritivos ou de reparação. A despeito da máscara ser "repair" não contém proteína ou aminoácidos em sua composição. Só posso crer que essa cera de Candelulla deve ser muito boa, mas com esse segundo nome em homenagem ao petralha mor fica difícil. No rotulo da AR tem uma Neofibrine, que é um conjunto de alfa-hidroxi ácidos, ceramida, agentes de brilho, um protetor UV e magnésio.

Momento crítica política à parte, mais grave mesmo é que ela é o único produto que eu já vi, desde que passei a ler composições, que contém HIDRÓXIDO DE SÓDIO. O hidróxido de sódio que é usado em alisamentos. Essa máscara é um VENENO para quem tem cabelo cacheado.


Óleos


1. Bio extratus Argan e cártamo: Maravilhoso. É absorvido pelo cabelo quase instantaneamente. Deixa o cabelo macio e ajuda a desembaraçar.

2. Avora Marroquine com óleo de argan: É bom. Tem um aspecto mais oleoso que o da bioextratus e fica mais na mão, como um óleo mesmo, diferente do da Bio Extratus, que não deixa resíduos nas mãos. É absorvido mais lentamente pelo cabelo. Tenho alternado entre ele e o Bio Extratus, pois gosto do efeito dos dois. De fato devo ficar com os dois, usando alternadamente para o cabelo não acostumar.

3. Amazonian oil: Juro que não é birra com os produtos da Loreal, mas não gostei desse óleo. Ele parece um concentrado de silicones e não um óleo. Pesa no meu cabelo. Entretanto, usei ele durante o problema com a queratina. Assim que o meu cabelo melhorar, vou voltar a usar esse óleo para ver se o resultado é o mesmo.

Leave ins






 


1. Amend Tratamento Restaurador: Esse leave in para cabelo cacheado é simplesmente maravilhoso. Deixa o cabelo levinho, com cachos definidos e sem frizz. Uso a mais de 4 anos. Não deixa o cabelo colado no couro cabeludo. Como se vê no próprio rótulo, tem queratina. Então vai ficar encostado aqui um cadinho. Pior que tenho uma bisnaga dessa cheinha.

2. Amenda creme umidificador: Efeito semelhante ao Tratamento Restaurador, por isso esta sendo usado em substituição a este. Não tem queratina e a umidade do cabelo só é sentida ao se tocar, já que ele não deixa aquela aparência molhada. No meu cabelo é ótimo porque retarda a evaporação da água e impede o surgimento do frizz.

3. Amend color reflect creme para brilho: Ele é um leave in seco, isto é, não é emoliente. Seria ideal para cabelos oleosos. Nos cabelos secos, o uso deve ser feito acoplado com um óleo ou outro creme específico para cabelo seco. No meu caso, cabelo seco, cacheado e colorido, uso ele para proteger a cor, juntamente com um dos óleos acima ou com o creme umidificador da Amend.

Aqui, uma observação: como dito anteriormente, uso o shampoo e condicionador dessa linha, mas não a máscara. Isso porque ela é reconstrutora e estou satisfeita com as minhas máscaras reconstrutoras atuais.

4. Matrix Biolage Color Care: Semelhante ao Color reflect, leave in seco. Achei pesado no meu cabelo. Como ainda estou resolvendo o problema da queratina, vou trazer mais informações dele, após isso. A princípio não compraria novamente.

5. K.Pro pH balancer: Ao invés de usar vinagre para fechar cutículas, passei a usar esse acidificante. Apesar de conter queratina, vai permanecer na minha rotina para ser usado para fechar as cutículas depois da hidratação pós-coloração, já que só faço o procedimento a cada mês e este tempo deve ser espaçado a medida que a cor for fixando no cabelo.

Hidratação


1. Novex Belleza Pura: usei muito esse creme como hidratação quando eu tinha cabelos sem muita química e não ligava muito para ter um cronograma de tratamento. Usava uma vez por semana. Deixava os cabelos macios, mas não molinhos. Depois de um tempo, deixou de fazer tanto efeito. Contém queratina.

2. Garnier Fructis 72h: O CREME de hidratação para meu cabelo. Deixa ele leve, molinho e super cheiroso. O creme em si é super mole, sem muita consistência mesmo, e de primeira talvez ninguém dê muita bola pra ele. Mais no meu caso, bastou aplicar e o cabelo já foi derretendo. Uma delícia. Espalha fácil e você não precisa gastar muito. Rende horrores. Não contém queratina e contém extratos de várias plantas. É quase uma nutrição, embora pela natureza do creme, acredito que eles estejam em baixa quantidade, mais para ajudar a reter a hidratação nos fios. No meu cabelo, garanto 48h da sensação de cabelo hidratado.

3. Powerdose Color Loreal: O que é essa ampola?! Tudo de maravilhosa! É uma Fructis 72h turbinadíssima. Adoro! Uso no salão e uma ampola dessas dá pra duas aplicações no meu cabelo, que está curto atualmente. Tá vendo... não é birra com a Loreal! Eheheheeheheh

Nutrição
Eis a fase problema no meu cronograma, pela presença de queratina em muitos cremes dessa fase e por eles removerem pigmento da tintura.










1. Elseve Reparação Total 5: Não tenho o que dizer sobre essa máscara senão que ela é maravilhosa. É uma nutrição que tem o mesmo efeito da Garnier 72h no meu cabelo. Só deixei de usar porque ela removia o pigmento ruivo do meu cabelo. Contém ceramidas como a irmã rica e NÃO CONTÉM HIDRÓXIDO DE SÓDIO.

2. Amend Hair Dry Força e Nutrição: Essa é a máscara reformulada lançada ano passado. Não tenho mais o pote e não achei a composição na net. Não vi coloração saindo na água de lavagem após o uso dessa máscara, mas se não me engano tem queratina. Fez o contrário do que o fabricante informa, tendo detonado meu cabelo, como falei em outro post. Como ela foi usada em meio a meu problema de excesso de queratina no cabelo, acredito que parte do efeito ruim tenha sido por conta disso.

3. Niely Clini Hair Nutrição Intensiva: Resultado igual a Reparação Total 5 sem remover pigmento. Tive que trocá-la por ter queratina em sua composição.

4. Bioextratus Banho de Creme: Resultado igual a Reparação Total 5/Garnier 72h. Uma das coisas que procuro nas minhas máscaras de substituição da RT5 é além de óleos, a ceramida. A Clini Hair e esta tem. Apliquei ela no dia de hoje e o meu cabelo já está maleável e macio. Reduziu BASTANTE o efeito "cabelo duro". Muuuuuuito recomendada. Não tem queratina em sua composição, mas infelizmente, na hora de lavar, lá se foi pigmento alaranjado.Contém dois parabenos.

5. Avora Phytonutry Vive: Vou usá-la na próxima nutrição e volto com informações. Não tem queratina ou ceramidas na sua composição. Contém os extratos de várias plantas, mas... tem nada mais nada menos que cinco parabenos (!!!) na sua composição, além de parafina líquida.

6. Acquaflora Forma: Vou usá-la na próxima nutrição antes de experimentar a da Avora e volto com informações. Não tem queratina e é mais rica em ativos vegetais que a Phytonutry. Tem parafina líquida, mas também apresenta fosfolipídeos em sua composição.

Reconstrução



 1. Novex Repositor de Massa: Outro Novex que usei quando comecei a ter queda de cabelo. Dava uma boa segurada, além de deixar o cabelo macio e molinho, igual o novex Belleza Pura. Deixei de usar porque ele deixou de fazer efeito.

2. Elseve Reparação Total 5 Especial Química: Tão maravilhosa como sua irmá para nutrição. Deixa meu cabelo macio e molinho. Não tem queratina e não retira os pigmentos da minha coloração. Perfeita para as reconstruções sem necessidade de queratina.

3. Amend RMC azul: Usava na era pré-coloração a cada 15 dias porque ela dava uma boa segurada na queda de cabelo, tal e qual a Novex Repositor. Com esse problema do excesso de queratina, decide usar ela somente na reconstrução pós-coloração (ou seja, uma vez por mês). Em todos os outros dias de reconstrução do cronograma, vou ficar usando a RT5 especial química.





Nenhum comentário:

Postar um comentário